Agência UFC: Pesquisadores criam caneta inteligente para ajudar médicos a detectar doença de Parkinson de forma ágil e precisa

Texto: Agência UFC (Portal de Notícias UFC)

Nos últimos 25 anos, a prevalência de pessoas com a doença de Parkinson dobrou em todo o mundo, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), a qual estima que, em 2019, mais de 8,5 milhões de pessoas viviam com a enfermidade. Ainda incurável, a doença tem na sua detecção precoce um fator determinante para o sucesso do tratamento, porém, como seus sintomas mais evidentes só surgem nos estágios finais, isso permanece um desafio.

Na tentativa de superar tal obstáculo, dois estudos inovadores propuseram uma solução computacional para ajudar a classe médica no diagnóstico do Parkinson. A tecnologia alcançada já foi testada com sucesso e permite a identificação da doença de forma rápida e automática, mesmo em seus estágios mais iniciais.

Lideradas pelo professor do Departamento de Engenharia de Teleinformática da Universidade Federal do Ceará, Victor Hugo Costa de Albuquerque – Victor Hugo C. de Albuquerque incluído na lista dos cientistas mais influentes do mundo em 2022, elaborada pela Universidade de Stanford (EUA) –, as pesquisas foram desenvolvidas em parceria com outras instituições do Brasil e do exterior.

Leia a matéria completa aqui 👇
https://lnkd.in/dzfKFe8Z

Foto: Portal UFC.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *