Pesquisador do LESC publica Artigo na Revista IEEE Transactions on Network and Service Management (Qualis A1 Capes)

O pesquisador do Laboratório de Engenharia de Sistemas de Computação e Professor da UFC Alberto Sampaio Lima   (Lotado no Departamento de Engenharia de Teleinformática)   publicou o artigo intitulado “Decision-making support in IT Services Sourcing Management through a System Dynamics Model“  no periódico de alto impacto IEEE Transactions on Network and Service Management, um dos melhores e mais conceituados na área de Gerenciamento de Redes e Serviços, que possui fator de impacto 5.3, classificado com Qualis A1 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

A pesquisa apresentada no artigo foi realizada em parceria com os professores e pesquisadores  José Neuman de Souza (UFC  –  Departamento de Computação)José Antão Beltrão Moura, da Universidade Federal de Campina Grande e  Tárcio Rodrigues Bezerra, do Instituto Federal de Alagoas, tratando da temática relacionada à terceirização de serviços de tecnologia da informação (TI).  A pesquisa ainda envolveu um estudo de caso real, realizado na Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas (SEFAZ-AL).

Foi proposto um modelo inovador, que fornece suporte à tomada de decisão relativa à terceirização de serviços e gestão de contratos de TI, por meio de simulações baseadas na teoria da dinâmica de sistemas. O modelo proposto avalia como os recursos de monitoramento de contratos e entrega de serviços afetam o valor obtido pelos pedidos de terceirização de serviços de TI na visão do negócio, envolvendo a gestão de capacidades e a dinâmica da interação entre o cliente e o provedor de serviços.  Como diferencial de pesquisa, destaca-se que essa temática ainda é pouco explorada na literatura que aborda o gerenciamento de serviços, e o modelo proposto apresentou diversas contribuições para o estado da arte em Business-driven IT Management (BDIM):

  1. Mapear métricas de TI em métricas de negócios;
  2. Fornece um meio de rastreamento causal entre o fornecimento de serviços (TI) e as métricas de negócios;
  3. Permite a melhoria das estratégias de terceirização, através de rápidas análises hipotéticas;
  4. Apoia a escolha de qual atividade/serviço terceirizar, até que ponto (0-100%), com base na estratégia de terceirização adotada pela organização;
  5. Informa a gestão de contratos e relacionamentos sobre o monitoramento da conformidade, desempenho e confiabilidade dos fornecedores, bem como mitiga os riscos associados à relação de terceirização;
  6. Apoia a avaliação de resultados, através da gestão dos benefícios esperados e monitoração dos fatores críticos de sucesso do processo de terceirização de TI.; e
  7. Apoia a produção de Planos de Capacidade de TI para atender às demandas empresariais por serviços de TI.

O artigo da revista IEEE TNSM, de coautoria do Prof. Alberto Sampaio Lima pode ser acessado pelo link https://ieeexplore.ieee.org/document/10527373 ou pelo DOI 10.1109/TNSM.2024.3398621

 

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